sábado, maio 07, 2011

Posted by Licenciatura-UFV on 12:16 No comments
No ano de 2010, a Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres elaborou uma gincana com o tema "Acessibilidade  e Inclusão das pessoas com deficiência" na qual os PIBIDs de todas as áreas do conhecimento deveriam apresentar atividades relacionando seus conteúdos com o tema proposto.

O PIBID de Sociologia propôs uma tarefa comobjetivo de mostrar aos estudantes comoconcepção da sociedade sobre diferentes assuntos muda de acordo com sua época histórica e condições sociais, no caso, a questão da deficiência.

A intenção desta tarefa não foi como as outras com o intuito que o estudante sentisse as dificuldades que uma pessoa com deficiência poderia encontrar na sociedade, mas sim a de proporcionar um conhecimento mais amplo sobre como se deram os processos de discriminação, exclusão e criação de concepções inclusivas nas relações sociais. Dando ao aluno, a capacidade de relacionar diferentes épocas com a realidade atual da sociedade a qual faz parte.

A escola liberou as\os estudantes da sala de aula por um dia, para que tal gincana ocorresse, assim as equipes se organizaram e se separaram por cores. Cada equipe escolheu uma dupla para executar a tarefa que foi explicada pelos bolsistas PIBID. Foi feito um mural dividido em Idade Média e Idade Moderna. Algumas gravuras foram embaralhadas em uma mesa e a dupla teve colar uma figura que correspondesse à concepção da sociedade sobre a pessoa com deficiência nas duas épocas. Ex: Na Idade Média, através da visão teocêntrica da Igreja Católica, a deficiência era tida como conseqüência do pecado e as pessoas eram condenadas a morte, no caso, a dupla teve que associar e colar uma figura de “castigo ou morte” na parte do mural correspondente a Idade Média. Na Idade Moderna, através do Iluminismo e avanço da ciência, a sociedade passou a ter mais conhecimento sobre as deficiências e a compreendê-las, no caso, a dupla teve que associar e colar uma figura de “inclusão, acessibilidade ou tecnologias inclusivas” na parte do mural correspondente à Idade Moderna.
Com o intuito de incrementar a gincana, pode-se pedir aos estudantes para que expliquem o porque das escolhas, podendo avaliar seus argumentos e saber se o conteúdo foi plenamente apreendido.


Categories:

0 comentários:

Postar um comentário